sábado, 10 de setembro de 2011

Bullshit psico-parental

Tem umas coisas sobre a criação de filhos que entra na seara do "puro achismo". São frases e ideias que os pais e os psico-especialistões inventam e que, de tanto repetir no rádio, na TV e nas revistas com bebês obesos na capa, viram verdade - e aquela verdade mais cretina, que só serve pra pais e mães se sentirem menos culpados. Mas ó, tudo bullshit. Muitos de nós, inocentes, caímos nessa pela opressão da vida, mas é tudo besteira. E eu posso dizer, porque já aceitei ouvir uma vez ou duas essas bobagens até cair na real.

Como por exemplo:

"Ah, melhor acostumar desde cedo a dormir com barulho, viu."
Isso costuma ser coisa de quem adora uma baladinha em casa, cantar e dançar Madonna usando a escova de cabelo como microfone, uma TV no último volume e churrasco no quintal todo santo domingão - e acha um saco mudar tudo isso quando nasce o bebê. Mas olha, "acostumar" é uma coisa bem relativa, né? Bebê pode acostumar a dormir na ala do reco-reco da bateria da Mangueira. Se aos 8 anos, no entanto, ele se tornar aquela criança que escala a cortina e grita até ficar azul, vamos comemorar o fato de ele dormir com barulho? Hum.

"Ah, eu não esquento leite pra dar, não, melhor acostumar com frio, que senão tem que ficar procurando microondas em todo lugar quando saímos."
Eu adoro pais e mães que pensam no conforto do filho, sabe? Já ouvi a frase acima mais de uma vez - e me peguei pensando "ora, então por que você já não acostuma ele a beber cerveja e comer tremoço, pra poder alimentá-lo no boteco sem precisar levar nada de casa?".

"Ah, eu levo pra sair comigo à noite, sim, senão ficam aquelas crianças anti-sociais."
Verdade, ficam mesmo. E é um baita saco essa criança anti-social que não sabe se portar em restaurante fino à meia-noite, dormindo em cima do prato, credo. Bom mesmo é petiz que orna bem com sapato de fivela e blazer, levanta o dedinho pra beber café e ri de piadas racistas.

"Ah, ele adora o i(complete aqui com Pod, Pad ou qualquer coisa da Apple). Nem liga pra gente, só quer jogar."
Provavelmente a criança percebeu que o i(complete aqui com Pod, Pad ou qualquer coisa da Apple) tá mais interessado em entretê-la do que os adultos ao redor.

"Ah, ter qualidade de tempo com o filho é mais importante do que quantidade."
O caralho. E isso eu posso dizer não só por TER filhos, mas por ter SIDO filha. Podia passar um domingo todo de zoológico, almoço fora, festinha e cinema com o meu pai - assim que ele saía pra mais uma semana de viagem de trabalho, meu coração ficava amarrado com as tripas. Qualidade é importante, mas quantidade também. Pai que fica bastante em casa, mas só faz ligar a televisão e assistir 12 jogos do Brasileirão, sem olhar na cara do menor, é uma droga de pai; mas pai que tira uma divertida e maravilhosa partida de "Jogo da Vida" por ano também não é grandes coisas, viu. Quantidade conta. E não venha dizer o contrário pra se sentir melhor, que isso é pura bullshit.


Durma com um barulho desses...

7 comentários:

Dri_ disse...

Bom, levando-se em consideração que o rapazinho tem hora pra dormir, que até hoje não frequento festas ou restaurantes por não ter com quem deixá-lo(e levá-lo junto não é uma possibilidade), carrego lanchinhos na bolsa e aos 4 anos ele não tem video game... Não dou trela pra lorotas!!!

Marcelo disse...

"Pelo jeito você não precisa passar num teste pra ser pai". Sabedoria do Calvin. Não precisa, mas devia. Se eu pudesse fazer a Emília e reformar a natureza, tornava a geração de filhos mais difícil que qualquer fuvest. Paternidade é pra quem tem competência, e graças aos deuses, meus pais tinham.

Nanael Soubaim disse...

Dri, abra uma faculdade de mães. Estamos precisando de gente com o teu pulso para competir com os delírios dos pedabobos empurristas.

Muta, a população mundial cai pela metade em poucas décadas.

Mamma Flávia, tua dor é minha dor, reitero o que já dizia no Garotas: te ajudo a plantar marmeleiras quando quiseres.

Sara disse...

E o pior é que agora já tem até bar fazendo "parquinho" pros pais levarem as crianças...

Sócia da Light disse...

Sério, Sara?? o.O

Amer H. disse...

Acabei de conhecer seu blog e queria dizer que ele é brilhante.

Não tenho filhos ainda, planejo ter eventualmente (menina de preferência) e adorei o jeito que você esbofeteia os pais relapsos e suas desculpas esfarrapadas.

Mais ainda, você não delega culpa ao homem ou à mulher especificamente. Ambos são irresponsáveis por igual.

É bom ver uma pessoa esclarecida colocando suas idéias na rede. Parabéns.

Cheers!!!

Clá disse...

só concordo com a primeira bullshit... não tem nada mais chato do que ter bebe dormindo por perto e não poder nem tossir pq o bebe tem que ficar no silencio absoluto...ai depois a mãe reclama pq a gente não visita...prefiro não visitar do que ouvir um shhh toda vez que escapa uma gargalhada no meio da conversa...

pode ser maldade, mas que os pais continuem assim...pq daí meu consultorio fica cada vez mais cheio de crianças com problemas hehehehehe