quarta-feira, 12 de junho de 2013

Eu carrego corações

Não é que eu seja, assim, uma fanática por poemas. Pra dizer a verdade, eu nem sei se eu entendo todos os poemas ou mesmo gosto da maioria. Daí que eles, os que eu entendo e gosto, acabam chegando na minha mente dos modos mais inusitados. Tem um que eu vi em um filme chamado "In Her Shoes", por exemplo. É com a Cameron Diaz e a Tony Collette, perfeitas nos papéis de duas irmãs muito diferentes sacaneadas pela vida e tentando se entender.

A irmã mais nova lê esse poema, o que é um grande feito pra dislexia dela, e é o momento mais bonito do filme. Eu gosto demais do sentido dessas palavras de E. E. Cummings - e achei legal colocar hoje, Dia dos Namorados, pra todo mundo ler. Porque essa é minha comemoração romântica favorita: o amor por todo mundo, os amigos, as crianças, de quem é ou foi, e não só de quem é mesmo namorado, casado ou tico-tico-no-fubá, como diria Silvio Santos (um poeta menos compreendido).

Então que vocês tenham o coração bem celebrado hoje! E celebrem o amor por todo mundo que fizer parte dos seus corações. Eu carrego o coração de todos desejando mais amor onde quer que vocês estejam!

I carry your heart with me
(I carry it in my heart)
I’m never without it
anywhere I go you go, my dear; and whatever is done
by only me is your doing, my darling
I fear no fate (for you are my fate, my sweet)
I want no world for beautiful they are, you are my world, my true
Here is the deepest secret nobody knows
(here is the root of the root and the bud of the bud
and the sky of the sky of a tree called Life); which grows
higher than soul can hope or mind can hide
and this is the wonder that’s keeping the stars apart
I carry your heart
(I carry it in my heart)

Eu carrego o seu coração comigo.
Eu o carrego no meu coração.
Eu nunca estou sem ele
Aonde quer que eu vá, você vai, minha querida.
E o que quer que eu faça sozinho, foi você, minha querida.
Eu não temo o destino.
Porque você é o meu destino, minha doçura.
Eu não quero o mundo, por mais belo que seja.
Porque você é o meu mundo, minha verdade.
Esse é o maior dos segredos que ninguém sabe.
Você é a raiz da raiz, é o botão do botão.
E o céu do céu de uma árvore chamada Vida.
Que cresce mais alto do que a alma pode esperar
Ou a mente esconder.
 Este é o milagre que distância as estrelas.
Eu carrego o seu coração.
Carrego no meu coração.

E. E. Cummings

4 comentários:

Paulinha disse...

Que lindo!!!!
Belíssima e delicada maneira de se homenagear os namorados!!!!
Conheci o referido dono do poema em um episódio do seriado "Beverly Hills 90210"

Marcelo disse...

Adoro esse filme, mas não lembrava do poema. Aliás, Cummings é aquele poeta que assinava com letra minúscula, ou estou confundindo?
O que eu lembro bem é do poema da Elizabeth Bishop, que o professor cego pede pra Cameron Diaz ler. Estou até hoje procurando o original dele.
Amei o post, Flávia!

Sócia da Light disse...

É esse mesmo, Marcelo, e pra dizer a verdade parece que ele escrevia o poema todo com minúsculas, não só a assinatura. Eu não coloquei assim porque achei que iriam estranhar. Eu sei que não sou só eu que estranho a poesia às vezes. :-)

Marcelo disse...

Flávia, um amigo letrado achou o poema da Elizabeth Bishop pra mim, aqui: http://www.poetryfoundation.org/poem/176996