segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Auto-imagem

Sabe esse negócio de transtorno de imagem, no qual a gente se vê de um jeito diferente da realidade? Pois é, eu tenho isso aí. Só que a meu favor.

Percebi que eu sou portadora de transtorno de imagem - e que, surpresa, ele quer é me favorecer. Nada de achar gorda, feia, molenga, berebenta, esquisita e mocoronga. Meu transtorno de imagem só me quer bem. Eu coloco um conjunto saia e blusa, acrescento tênis, colares e pulseira, puxo o cabelo de lado e, no espelho, acho que ficou superlegal. Aí alguém bate uma foto na festa ou no jantar e... bem, eu estava parecendo um espantalho, na realidade. Mas eu gostei quando vi o conjunto!

Tenho senso-crítico suficiente pra ver, depois, que fiquei bagunçada - mas é um efeito retardado. Na hora de vestir, eu acho tudo bacana. E funciona pra outros setores.

Se fosse pra anotar sem pensar, eu diria que tenho uns 67 quilos. A balança da farmácia, por outro lado, aponta sempre algo entre 73 e 74 quilos. Nem adianta tirar celular, chaves, as balas e o chocolate do bolso, dá sempre isso (por isso eu já nem tiro, apenas desconto uns trocos). Eu me sinto mesmo com 67. Algum psiquiatra precisa estudar e explicar aí esse delay de seis ou sete quilos. Vai ver que é o ego pesado.

Tenho sempre a impressão que os cabelos brancos são charmosos e que a camiseta meio antiga é charme, não falta de tempo e verba pra comprar outra. Tenho sempre a impressão de que, como dito lá em cima, bota e tênis combinam com vestido e que chapéus me caem bem (apesar de toda guru de estilo ou blogueira de moda dizer que não, chapéu algum cai bem pra qualquer humano exceto o Adoniran).

Eu respondo a quizzes e acho que acertar 8 de 10 é um PUTA score, e que minha habilidade de motorista me habilitaria pra Le Mans. Eu gosto bastante da minha comida e tendo a me achar engraçada (daí, talvez, gostar também de chapéus, como dito acima, já que chapéu é pra quem sabe rir até de si). Eu me considero boa com as palavras. E cantando. E atuando. Mesmo sendo um trabalho interno e sem ninguém mais dar aval algum sobre disso.

Tenho sérias críticas à minha pessoa, mas quase nenhuma delas tem a ver com aparência e apresentação social. Tenho certeza absoluta - até com testemunhos - de que outras pessoas discordam veementemente e acham que, vixe, eu precisava bem urgente de uma personal (stylist/ shopper/ trainer/ complete aqui com outros ajudantes). Mas eu só peço opinião alheia pra ter certeza que a minha é boa o suficiente. E que as barras dobradas da calça não achatam minha silhueta, mas sim a destacam.

Se eu acho tudo perfeito? Longe disso. O nariz é grande demais, as coxas roçam uma na outra, teria que fazer um extreme makeover semanal nas minhas sobrancelhas... Mas podendo evitar a dor, pra quê correr na direção dela? Tento com integrais, saias em formato de A (com tênis, sempre), corretivo sob os olhos. E acho que fica é bom.

Não sei se eu tenho um transtorno de imagem do Mundo Bizarro ou falta de espelho em casa. Não sei se o 'problema' é falta de vaidade ou excesso de orgulho. Só sei que eu jogo no meu time - transtornada além da conta.


8 comentários:

Silvia disse...

Qualquer maluquice que vc vista ou faça se apaga quando vc dá aquela gargalhada famosa, e olhando tá tudo combinado, fica dito! bjs

Sócia da Light disse...

Só quem ama vê isso tudo aí, viu. :-D

Lisi disse...

Eu digo que tenho "anorexia ao contrario", sempre que me olho no espelho acho que nao estou tao gorda.

Paulinha disse...

Ah... e daí que a gente "se acha"? rsrsrs

Sócia da Light disse...

Isso aí, eu sofro da mesma anorexia ao contrário! Só as fotos me trazer pra realidade. Mas quem liga pra fotos? Eu não sou celebridade. ;-)

Marcelo disse...

Putz, sei bem como é. Fico pensando se é o mesmo efeito das luzes de provador, que fazem tudo parecer ótimo. Só quando vc sai numa foto é que fica pensando, "eu não tenho nenhum amigo, tô parecendo um mané com essa camisa e ninguém fala nada..."

Marcelo disse...

E essas blogueiras de moda podem ir catar coquinho no mato, chapéu é legal sim, mulher de bota e vestido fica bonita sim! Mania de cagar regra, que saco

Keite Castro disse...

Eu acho que tudo que você escreve tem uma delicadeza e ótimo senso de humor, por isso te admiro. Aparência é tão superestimada hoje em dia e eu acho que você deve ser sim, uma pessoa linda. Amor próprio e amor pelo o que realmente importa é que é bonito.