quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Alô, fã do esporte!

Eu gosto muito, muito de esportes. De todos eles.

Eu curto muito ir a estádios de futebol, por exemplo. Porque, enquanto rola a bola, eu adoro esperar o tio do amendoim passar e comprar um punhadinho - e comer apertando a casca e soprando os excessos. Fico também no aguardo do tio do picolé. Todo mundo torce o nariz porque sempre tem só de uva, mas eu adoro.

Adoro vela também. A cultura da vela, mais precisamente - porque, convenhamos, assistir competição de vela só dá certo quando a gente está bem instalado no barco da juria. Das margens, vê-se nada. Mas é bom notar que é uma comunidade de gente interessante e amiga, sempre contando sobre os portos onde estiverem, as histórias mais empolgantes.

Acho uma delícia ver na TV os jogos olímpicos, panamericanos, de inverno e afins. É nessa hora que a gente se delicia fazendo chacota com as roupinhas da ginástica rítmica e da patinação no gelo; é quando a gente nota a funilaria imaculada do pessoal da natação; é quando a gente até acha basquete e vôlei esportes legais; é quando a gente torce por países com um humilde representante; é quando a gente descobre barbaridades como o curling - e se pega torcendo pros suíços, vê se pode.

Eu também paro pra ver esportes que nem são da minha área, como beisebol e futebol americano. Eu adoro ambos, de coração. Aqueles uniformes são demais, com as calças colantes e os capacetes cheios de marra no caso da NFL e aquele pijama maneiro no caso da MLB. E há que se respeitar esportes onde gente desengonçada, na casa dos 40 e acima do peso tem sua chance!

Tênis também prende minha atenção - já que é mesmo impossível ignorar os "uuu" e "ããã" que esses atletas de hoje cismam em gritar a cada bola devolvida. Seria como ignorar também os figurinos das irmãs Willians ou o tique-nervoso de Rafael Nadal (toda jogada precisa ser precedida por aquela ajeitada na cueca? Sério?).

Eu gosto de ver competições de carro também, porque é divertido acompanhar aquelas marcações todas na tela - e torcer loucamente pro pit-stop ficar abaixo dos 5 segundos. Bom, eu sei que é besta, mas a gente precisa vibrar com alguma coisa nesses dias automobilísticos..

Curto conferir o atletismo como um todo - e acho uma pena não passarem mais provas de arremesso de martelo etc., porque sempre há a chance de alguém acertar aquelas lanças num juiz e fazer história como homicida olímpico. Curto umas porradas bem dadas no judô, no taekwondo e similares. Curto até um bobsled, um esqui cross country e um show do ciclismo (porque, de novo, GRANDE chance de alguém sair voando pelos ares e a gente poder dizer que viu ao vivo).

Eu gosto muito, muito de esportes. Talvez não do modo convencional, mas gosto muito.

Tem como não gostar?

5 comentários:

Marcelo disse...

é, Flávia, vc é bem mais eclética do que eu. O beisebol e o curling, acho legais (inclusive pelo pijama do beisebol), o tênis eu pratico, os tradicionais, basquete, futebol e natação, todos têm seu apelo estético. Mas patinação? Com aquela roupitcha? E o brutalismo do futebol americano? A mi no me gusta. Também acho corrida um troço insípido. De todo modo, acho que nos parecemos, avaliando esportes pelo potencial artístico.

Dri_ disse...

Parece meu marido, na diversidade. Ele conhece e gosta de "TODOS" os esportes, a ponto de conhecer a regra básica de muitos.

Senta e assiste aquilo numa felicidade só! Legal né, pelos menos não fica só no futebol...

Sara disse...

Nunca gostei de praticar esportes (e usava a minha asma pra pedir dispensa de boa parte das aulas de educação física, hehe), mas sempre gostei de assistir a quase todos, especialmente nessas épocas de olímpiadas, mundiais, pans... Só não gosto mesmo dos esportes de praia, acho tudo um saco!
Eu também faço umas análises meio artísticas, mas acho que não tão profundas quanto as suas. Agora o que eu acho engraçado é gente que consegue prestar atenção nos mínimos detalhes. Tipo: no vôlei ver que deram 2 toques porque a bola saiu girando (como? ela não gira sempre?) ou que tal adversário afrontou, porque comemorou o ponto de frente durante 2 segundos (dá uma pausa pra eu ver esse afronte, por favor!). Ou tipo no maracanã mesmo, onde várias vezes eu vi a bola entrar e não foi gol, e em outras vi a bola ir pro outro lado e todo mundo comemorou (e eu junto, mesmo jurando que era impossível aquilo). Ou eu sou muito cega, ou muito lerda.
PS: Gostar de ir ao estádio por conta do amendoim ou picolé? Olha, não sei como é em são paulo, mas no Rio eles cobram os 2 olhos da cara mais 1 rim por qualquer besteirinha!rs. Definitivamente, esse não é um momento que curo, hehe.

Lene disse...

Flávia, não sou muito fã de esporte, não. Mas meu marido é supermegahiperultra fã, daqueles que assiste até jogo de futebol de várzea. Então comecei a acompanhar algumas coisinhas e tive que rir quando você falou do tique-nervoso do Rafael Nadal. É impressionante como ele faz aquilo toda vez que vai sacar!!! Fico pensando, será que a namorada dele ou a mãe não dão um toque, não falam que é feio? heheheheh

Paulinha disse...

Não sou tão fã de esportes, mas tb curto dar uma olhadinha na TV durante jogos olímpicos.
E picolé e amendoim no estádio? Só se tiver grana sobrando rsrsrs. Aqui no Rio eu levo meu pacotinho de minduinho no bolso vou de garrafinha de água congelada de casa rsrsrs
Bjks