sexta-feira, 23 de março de 2012

Mundo velho sem porteira - e com Sabrina

Planejar viagem é comigo mesma. Eu planejo as que vou fazer um dia, as que provavelmente nem vou fazer, as que estão por vir logo e as que serão pra daqui muitos anos. Planejo inclusive as viagens de amigos e parentes - e às vezes eu acho que faço isso sem eles pedirem, por um prazer pessoal de ser enxerida. Uma enxerida turística.

Daí que eu sonho muito, às vezes em voz alta, e acho que acabei contaminando a Sabrina. Sabrina tem apenas 7 anos, mas ela sonha grande e profundamente. Hoje, no carro, nosso papo diário discorreu sobre viagens. Sasá quer férias. Deve estar estressada.

Eu perguntei pra ela sobre A Grande Viagem do Meio do Ano (que a gente promete faz tempo, desde que ela entrou na 'escola séria' e não pode mais faltar quando bem quiser, no meio de setembro, pra não perder terreno). Estamos batalhando esse break em julho faz tempo porque, desde que Olívia deu o ar de sua imensa graça aqui, as viagens longas e empolgadonas e custosas e com vôos de mais de 3 horas ficaram na geladeira. Mas, agora, estamos prontos pra embarcar Lica, essa malinha de viagem.

Daí que pretendemos nos aventurar pelo Velho Mundo esse ano. Sabrina está encantada com a ideia de conhecer Paris (coisa que ela sabe que ela já fez, mas a memória de 14 meses não ajudou a fixar, então... bora de novo). Perguntei o que ela queria ver em Paris.

- A Torre Eiffel! E subir nela. E ficar lá em cima um tempão.

Concordei que vai ser o máximo, que a gente pode ir sim. E o que mais?

- E quero comer todo o macarron que eu puder!

Perdida no sotaque eu disse 'mas por que comer tanto macarrão na França, ué?'.

- MACARROOOON! Não macarrão, macarrão eu como aqui em casa!

Planejamos ir nos parques correr e pular, decidimos ir no museu de ciências e, depois que eu contei que há uma Disney ali perto, ela decretou que um dia todo será lá. Tudo bem.

O papo seguiu sobre os lugares pra ir nesse mundão velho e eu sugeri que, um dia, ela vá conhecer o Japão com o Dono da Casa - destino de desejo de ambos, mas longe do meu coração por enquanto porque 28 horas de viagem ninguém merece. E a Olívia nem sabe onde fica Osasco, que dirá Tóquio. Sasá mais uma vez delirou.

- Oba, eu vou com o papai e nós vamos comprar aquele gato que ergue uma pata só.

Ah, mas eu disse que um dia também quero viajar só eu e ela, pra gente bater mais papos e ficar juntinhas. Perguntei pra onde seria.

- Canadá!, disse a figura.

- Uau, Canadá, que demais! Lá tem as paisagens mais lindas, Sá, montanhas, florestas, bosques, lagos e umas cidades legais demais. Eu quero ir contigo sim. Mas o que é que você escutou sobre o Canadá, o que você acha que tem de bacana lá?

- Os canadenses.

Pronto. Um dia a Sabrina não vai ser só uma viajante inveterada, uma doida por culturas e cenários diferentes e uma psicopata dos mapas como eu. Ela vai ser funcionária da ONU. Certeza.

4 comentários:

Sara disse...

Sabrina bem esperta desde cedo. Mas sendo filha da Flá Wonka não dava pra ser diferente.
PS: Adorei "os canadenses"! hehe

Shayenne disse...

Eu quero uma assim quando eu tiver os meus...que outra criança de 7 anos responderia "os canadenses" pra tua questão?!! =)

Tô com ela e não abro: se encher de macarroooon na França é uma idéia muuuuito mais agradável do que bater um patrão de Escargot! Garota esperta!

Paulinha disse...

Amei o post. Como é bom viajar.
Dps nos conte da Grande Viagem tá?
E fique esperta, sua Sabrina tem visão turística viu?

Marcelo disse...

Se vcs forem mesmo pra um país de língua exótica, tipo o Japão, quando a Olívia tiver ~ 5, 6, 7 anos, e ficarem mais de um mês, ela vai absorver o idioma que nem uma esponja e deixar você pasma, Flávia. Japonês, norueguês, árabe, hebraico, pode ser a língua que for, a criança aprende. Falo por experiência própria. Ah, mas na volta pro Brasil, tem que fazer manutenção, senão a bilinguice sai pelo ralo da memória tão rápido como entrou. Fica a dica.